O V Congresso Internacional de História e Patrimônio Ferroviário “Os legados para nosso futuro” e a “IV Jornada de Jovens Pesquisadores em História e Patrimônio Ferroviário serão realizados, respectivamente, nos dias 09, 10 e 11 de setembro de 2020, em Campinas (Brasil).

A história e o patrimônio ferroviário já foram tema de outros eventos internacionais apoiados pelo TICCIH e outras representações nacionais latino-americanas, dentre os quais os VI Seminário de Patrimônio Ferroviário (2012) e o congresso de História Ferroviária organizado por TICCIH/Argentina (Mendoza, 2017). O congresso da AIHC já tinha ocorrido na América Latina, com apoio do TICCIH/Chile (Santiago do Chile, 2015). Para o mesmo tema, o TICCIH e a AIHC apoiam nossa iniciativa de promover o V Congresso Internacional de História e Patrimônio Ferroviário em Campinas, em 2020, a fim de discutir questões sobre preservação relevantes aos países em desenvolvimento: gestão territorial,  educação  e comunicação patrimonial.

A realização do V Congresso Internacional de História e Patrimônio Ferroviário “Os legados para nosso futuro” e a “IV Jornada de Jovens Pesquisadores em História e Patrimônio Ferroviário são uma iniciativa conjunta do Grupo de Pesquisa Memória Ferroviária / Universidade Estadual Paulista -UNESP e do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Políticas de Preservação e Gestão Territorial do PosUrb-Arq da Pontificia Universidade Católica de Campinas, no estado de São Paulo.

V Congresso visa promover a discussão sobre o papel do patrimônio do transporte ferroviário na atualidade, em particular nos países da América Latina. O evento contará com vários temas e espera contribuições que apontem os avanços na pesquisa, na gestão da preservação e uso dos bens ferroviários e a importância desses bens patrimoniais para o desenvolvimento social.

Concomitantemente à programação do Congresso, a IV Jornada de Jovens Pesquisadores visa difundir os resultados científicos alcançados por pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação em investigações sobre história ferroviária, estudos urbanísticos e de preservação do patrimônio industrial ferroviário. O evento procura estimular a formação de recursos humanos e futuros pesquisadores de forma a dar continuidade aos estudos interdisciplinares nesta área.

O evento é principalmente dirigido ao público composto por pesquisadores e estudantes (pós-graduandos e graduandos), profissionais do campo da preservação e gestão do patrimônio e demais interessados em história, arquitetura, urbanismo e patrimônio ferroviário.

Idioma oficial: os idiomas oficiais de ambos os eventos serão o português, espanhol e inglês.

Temática

Programa

Normas de Submissão

Inscrições e submissões

Como chegar em Campinas

Acomodações

Principais dúvidas

Comitês Científicos

Realização e Apoio