A Biblioteca Temática Memória Ferroviária é uma iniciativa da equipe MF a fim de reunir e compartilhar estudos e documentos sobre a história das ferrovias em São Paulo e de sua preservação. Desenvolvida na plataforma Zotero, software livre de gestão e compartilhamento de referências eletrônicas, é possível acessar a biblioteca de forma gratuita e sem cadastros.

Há vários anos a equipe do projeto Memória Ferroviária está identificando material documental e bibliográfico sobre patrimônio ferroviário, em particular referente ao estado de São Paulo. O montante é de quase 20 mil itens (documentação textual, cartográfica ou bibliográfica). Desse total, a produção científica atual brasileira (livros, teses, dissertação e artigos) sobre patrimônio ou história ferroviária no Brasil soma mais de 1 mil títulos. Esse montante demostra a relevância destes temas.

A criação e manutenção deste Portal é a iniciativa do grupo de pesquisa Memória Ferroviária/UNESP em concordância às estratégias de gestão de dados estimuladas pela UNESP e a FAPESP – que estão inseridas nas políticas de dados abertos atualmente exigidas das instituições de pesquisa brasileiras. Espera-se que todas estas informações produzidas pela nossa equipe prestem-se não apenas para demonstrar as vantagens do acúmulo sistemático de conhecimento por meio de pesquisa colaborativa, mas também para subsidiar outras pesquisas acadêmicas sobre história do transporte em São Paulo e estudos em gestão patrimonial. 

Zotero

Você pode acessar a biblioteca MF através deste link.