Portal de Conferências em Patrimônio Industrial


Congresso Nacional para Conservação do Patrimônio Industrial

Em 2004 ocorreu o primeiro encontro em patrimonio industrial, na Universidade Estadual de Campinas, que reuniu um grupo de pesquisadores nacionais e convidados estrageiros e culminou na constituição do Comitê nacional. O segundo evento, ocorrido em 2009, na Faculdades de Belas Artes (São Paulo), reforçou a difusão das ações do Comitê nacional frente a diversos pesquisadores em vários estados do país. Inclusive, permitiu congregar iniciativas e estudos isoladas em diferentes areas de conhecimento (arquitetura, história, histórica econômica, antropologia, urbanismo), na convergência de um tema comum: o patrimônio industrial.

Os congressos bi-anuais promovidos pelo Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil) visam promover a difusão de informações profissionais e conhecimento científico sobre o patrimônio industrial.

Acessar a conferência

V Congresso Internacional de História e Patrimônio Ferroviário

A história e o patrimônio ferroviário já foram tema de outros eventos internacionais apoiados pelo TICCIH e outras representações nacionais latino-americanas, dentre os quais os VI Seminário de Patrimônio Ferroviário (2012) e o congresso de História Ferroviária organizado por TICCIH/Argentina (Mendoza, 2017). O congresso da AIHC já tinha ocorrido na América Latina, com apoio do TICCIH/Chile (Santiago do Chile, 2015). Para o mesmo tema, o TICCIH e a AIHC apoiam nossa iniciativa de promover o V Congresso Internacional de História e Patrimônio Ferroviário em Campinas, em 2020, a fim de discutir questões sobre preservação relevantes aos países em desenvolvimento: gestão territorial,  educação  e comunicação patrimonial.

 

Acessar a conferência